Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Redução de IPI: está na hora de comprar meu carro novo?

O presidente assinou no fim do mês de fevereiro o Decreto nº 10.979 que tem como objetivo diminuir o imposto que incide sobre produtos industrializados no Brasil e exterior (IPI) e por conta disso, houve uma queda no valor da alíquota de muitos produtos, dentre eles os automóveis (uma redução de 18,5%).

Essa manobra do governo tem como justificativa fomentar o setor automobilístico, já que o poder de compra dos brasileiros está prejudicado por conta das sucessivas altas de preços de outros produtos, o que acabou afetando o mercado de venda de veículos leves, sendo o primeiro bimestre de 2022 o pior dos últimos 14 anos para o ramo.

Na prática, o que isso mudou para o consumidor?

Observou-se que essa queda da alíquota, já vigente, acaba não impactando muito no preço que chega ao consumidor. Segundo dados da Bright Consulting (Consultoria automobilística), os carros mais bem vendidos em fevereiro, tiveram apenas um pequeno reajuste como é possível verificar abaixo:

Tabela mostrando o comparativo de valores antes e depois da redução de IPI

Fonte: Bright Consulting

A variação de preço que chega ao consumidor nesse caso está variando entre 1,7% a 1,8%.

Apesar de não ser tão significativa, a redução de IPI pode ser sim, um respiro em meio a tantos aumentos que temos notado ao nosso redor, já que não sabemos quando poderá ocorrer novamente uma oportunidade dessas. 

Assine nossa Newsletter!