Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Por que as estradas tem curvas?

Muitas vezes olhamos para  dois pontos no mapa e pensamos que a distância nem deve ser tão grande, mas ao traçar a rota vem a surpresa: um caminho longo e cheio de curvas. Pode parecer tão mais fácil uma estrada em linha reta, mais segura e mais rápida, certo? Talvez.

Vamos te contar nesse post o motivo pelo qual a maioria das estradas possui curvas e longos caminhos.

Em primeiro lugar, vamos à história de construção das estradas.

animal de carga As primeiras vias foram criadas para que viajantes pudessem transitar com seus animais, facilitando e aumentando o comércio entre os povos. Pense lá, um burrinho, carregado com os mais diversos produtos. Não é de se surpreender que ele não pudesse escalar montanhas ou trechos muito íngremes, por isso, a necessidade de trechos bem sinuosos, porém o mais plano possível. Logo em seguida surgiram os primeiros  veículos com rodas.

Nessas primeiras estradas, o importante mesmo era tapar buracos e criar canaletas para o escoamento da água. No entanto, com o desenvolvimento do comércio na Mesopotâmia, em 700 a.C. surgiram as primeiras estradas pavimentadas, com pedras e ladrilhos.

 

estrada em morroMesmo que atualmente existam avançadas tecnologias de construção e pavimentação, a questão da angulação ainda é um fator preponderante, tendo em vista o elevado gasto para a construção de túneis e pontes (para valer a pena, o fluxo deve ser intenso). Além disso, ainda há outro fator de peso a se considerar nos dias atuais: a TAXA DE SINISTRALIDADE.

Ao longo dos anos existiu um esforço realizado para que as vias tivessem a maior segurança e qualidade possível, por isso, com o avanço tecnológico, as vias lineares foram sendo preferidas.
Acontece que foram sendo registados muitos sinistros por despiste (quando o veículo sai da pista), mas estes não faziam sentido, pois as rodovias possuíam boas condições de conservação e qualidade. Alguns estudos então foram feitos, e assim descobriu-se o efeito hipnose.

motorista cansado

E o que é o efeito hipnose?

O efeito hipnose acontece quando o condutor entra em “piloto automático” o cérebro acostuma-se com a monotonia, e assim o motorista pode tanto adormecer como consciente ou inconscientemente pensar em outras coisas, e é esta falta de atenção que podem causar acidentes. Claro que este efeito hipnose não acontece sozinho, e nem é o único causador de acidentes, mas aliado ao cansaço pode ser fatal.

Por isso é importante fazer pequenas pausas durante a viagem, esticar as pernas e respirar ar fresco. A qualquer sinal de fadiga, PARE! É melhor chegar atrasado do que não chegar.

 

Vai viajar? consulte o melhor caminho. Utilize nossa calculadora de rotas e ainda descubra quais serão seus gastos com pedágio e combustível

Assine nossa Newsletter!