Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Oito curiosidades sobre carros que talvez você não sabia

Se você é um amante de carros, ou uma pessoa curiosa, olha só o que selecionamos pra você!

Primeiro carro a chegar no Brasil era movido à vapor e completamente diferente do que conhecemos hoje

Você sabe qual foi o primeiro carro a chegar no Brasil?

Primeiro carro a chegar em terras brasileiras foi um Daimler, um dos primeiros protótipos de um veículo automotor movido por vapor. A invenção foi trazida por ninguém menos do que Henrique Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação brasileira, em 1893. 

Já pensou dirigir sem volante?

Essa é uma das curiosidades sobre carros que pouca gente sabe. Os primeiros carros possuíam alavancas parecidas com um joystick em vez de tradicional volante. Foi somente em mil oitocentos e noventa e quatro que alguém deu a luz a ideia da direção circular como conhecemos hoje. 

E dirigir sem retrovisores?

Não dá para imaginar trafegar com um carro sem retrovisores, certo? o que poucos sabem é que esses espelhos tão indispensáveis só foram inventados em mil novecentas e seis,. Além disso, ninguém tinha visão da movimentação vindo de trás e a ter intuição, imaginar a aproximação de outros veículos contando apenas com os ouvidos.

Lançado em 2009, carro indiano teve uma aposentadoria precoce por falta de confiabilidade

Você conhece o carro mais barato do mundo?

Atualmente o Tata Nano, apesar de sua breve existência, detém o posto de carro mais barato do mundo. No entanto, deixou de ser produzido por grandes problemas de seguraça e confiabilidade, com cerca de 200 unidades comercializadas.

E o menor carro do mundo?

peel p50

Imagem: Reprodução/Facebook/Alex Orchin

O menor carro é o Peel P50. Ele já entrou para o Guinness Book e tem 134 cm de comprimento e 98 cm de largura. Ele pode chegar a 80km/h em descidas, no entanto, sua velocidade máxima é de 37km/h.

Carros pretos

O primeiro carro movido a gasolina foi fabricado pela Ford em 1893. Uma década depois, eles começaram a ser produzidos em série, trazendo uma verdadeira revolução nos custos dos automóveis.

Foram mais de quinze milhões de unidades vendidas entre 1908 e 1927, mas havia algo curioso: todos eram pretos. A explicação dada pela Ford foi que os pigmentos pretos eram mais baratos e secavam mais rápido, e isso reduzia consideravelmente o preço final do veículo.

Nunca tome uma multa na Suíça!

Neste país da Europa Central, o valor da multa é determinado de acordo com a renda da pessoa. Houve o caso de uma multa por excesso de velocidade chegar a custar um milhão de dólares!!!

Ainda sobre a Suíça: Você acredita que lá é proibido lavar o carro aos domingos?

Som no carro

A maioria das pessoas adora curtir uma boa música ou podcast enquanto estão dirigindo, mas esse simples prazer só existe porque um americano de dezoito anos decidiu instalar um rádio em seu Ford, no ano de 1922.  Após cinco anos da invenção de George, uma empresa da Filadélfia começou a produzir os primeiros rádios automotivos. Para quem tem hoje uma central multimídia no veículo, o rádio pode parecer algo simples demais, mas naquela época foi uma grande inovação.

Gostou? Quer ver mais conteúdos como este? Escreve pra gente! blog@rotasbrasil.com 🙂

Assine nossa Newsletter!