Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

O Caminho Velho – SÉRIE: ESTRADA REAL

No primeiro post da série nós já contamos pra você um pouco da história da Estrada Real, maior rota turística do Brasil. Se você perdeu, pode ler aqui.  São mais de 1.630 quilômetros de extensão e 300 anos de história, contada pelos produtores locais e por suas paisagens únicas.

Agora vamos apresentar o Caminho Velho, suas principais atrações turísticas, cidades históricas e curiosidades.

O Caminho Velho foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para ligar o litoral fluminense à região produtora de ouro no interior de Minas Gerais. Na época, no século 17, o percurso levava 60 dias para ser feito pelos tropeiros, à cavalo.

Hoje, você pode percorrer os 710 Km do caminho e conhecer todas as cidades em 8 dias, de carro. Para fazer o percurso de bicicleta, estima-se uma duração de 15 dias de viagem. À cavalo, 24 dias. Caso um peregrino resolva fazer todo o percurso a pé, parando para apreciar todos os pontos turísticos que existem no caminho, este trajeto pode levar até 50 dias.

Apenas 11,5% do percurso possui asfalto. Os trechos em estrada de terra compõem 82,5% do Caminho Velho, o os outros 6% são trechos de trilha.

Se você deseja fazer o percurso a pé, recomenda-se ir de Ouro Preto a Paraty, pois o caminho contrário exigirá mais esforço físico.
 

Algumas atrações que você PRECISA conhecer ao fazer este trajeto:

PARQUE COMPLEXO DA ZILDA – Carrancas/MG

Foto: Repodução/Carrancas.com.br

É um verdadeiro parque de diversões para os amantes do ecoturismo e dos esportes radicais, com direito a cachoeiras, corredeiras, grutas e pinturas rupestres. Logo no começo do parque você encontra um escorregador natural de aproximadamente 6 metros. O Complexo fica a 12 km de distância da cidade e a propriedade também possui uma área para camping.

MARIA FUMAÇA – De São João Del-Rei a Tiradentes

maria fumaça

Estação Tiradentes

Inaugurado em 1881 por Dom Pedro II, o trem liga as cidades de Tiradentes e São João del Rei em trilhos de 76 cm (único do mundo) proporcionando um dos mais belos e encantadores passeios da região.

Ao todo são 12km que percorridos em aproximadamente 35 minutos, sendo considerada a mais genuína das ferrovias brasileiras.

OBRAS DE ALEIJADINHO EM CONGONHAS – Congonhas Centro Artístico/Cultural

Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco desde 1985, a cidade abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. A fama não se deve apenas à questão religiosa, mas também por guardar um dos maiores patrimônios artísticos do Brasil: as esplêndidas obras executadas pelo mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

São 78 esculturas em tamanho natural, dentre elas 12 profetas dispostos no adro da igreja e confeccionados em pedra-sabão. As outras, em cedro, formam e representam os Passos da Paixão de Cristo. O conjunto de imagens é tão monumental que foi considerado pelo francês Germain Bazin, grande estudioso do barroco mineiro, um dos mais belos da Terra e “a última aparição de Deus evocada pela mão do homem. “

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – São João Del-Rei/MG

igreja

Igreja de São Francisco de Assis em São João Del-Rei

A Igreja de São Francisco de Assim em São João Del-Rei foi construída em 1744, com projeto original de Aleijadinho, modificado por Francisco de Lima Cerqueira, um belo exemplar do barroco e rococó.

 

igreja

Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

Além da construção localizada em São João Del-Rei, outra Igreja de mesmo nome localizada em Ouro Preto foi executada por Aleijadinho, um de seus mais importantes trabalhos. Além de Aleijadinho, a Igreja conta também com trabalhos de Mestre Ataíde, que se dedicou à pintura do teto da nave da igreja que representa a assunção da Virgem Maria.

 

 


PASSAPORTE ESTRADA REAL 

Reprodução: Blog Expedições em Família

Os caminhos da Estrada Real possuem pontos de parada onde você pode receber um carimbo em um passaporte.

O Passaporte Estrada Real é um registro único e permite que você acompanhe e registre todas as suas experiências nos caminhos da Estrada Real. Para adquirir um passaporte, você pode se cadastrar nesse site e no momento da retirada, precisa doar um quilo de alimento não perecível. Bacana, não é mesmo?

Ao percorrer o Caminho Velho, você pode receber carimbos nessas 20 cidades:

Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Congonhas, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, São João del-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Guaratinguetá, Cunha e Paraty.

Assine nossa Newsletter!