Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

O Caminho Novo – SÉRIE: ESTRADA REAL

No terceiro post da série falaremos sobre o Caminho Novo. Foi o último caminho da Estrada Real a ser construído. A necessidade de sua criação deu-se no ano de 1698, mas foi apenas entre 1722 e 1725 que a rota foi definida. Tinha como premissa ser uma alternativa mais rápida e fácil, por isso é possível encontrar diversos túneis que atravessam fazendas que nos dias atuais se transformaram em hospedagem para os viajantes.

O Caminho Novo possui 515 km, onde 63% são estrada de terra, 32% estão asfaltados e 5% são trilhas e vai de Ouro Preto/MG a Porto Estrela/RJ.

Atenção! Nos trechos de asfalto, principalmente no RJ, é comum que não exista acostamento. Dirija com cuidado.

Hoje, você pode percorrer os 515 km do caminho e conhecer todas as cidades em 6 dias, de carro. Para fazer o percurso de bicicleta, estima-se uma duração de 11 dias de viagem. A cavalo, 18 dias. Caso um peregrino resolva fazer todo o percurso a pé, parando para apreciar todos os pontos turísticos que existem no caminho, este trajeto pode levar até 35 dias

Cachoeira 3 pingos

Cachoeira 3 pingos

É interessante fazer o percurso saindo de Ouro Preto, assim, o viajante enfrentará menor número de subidas, e irá de uma altitude de 1.200m para o nível do mar. Ao todo, você pode conseguir 11 carimbos em seu passaporte (explicamos como o passaporte funciona na semana passada, veja aqui).

  • Para quem gosta de caminhadas, sugerimos percorrer a trilha de Ouro Preto a Lavras Novas. O percurso possui 17 km e no caminho você pode conhecer a Casa do Bandeirista, a Represa do Custódio, a Cachoeira 3 pingos e o Museu do Chá.

Dentre todos os atrativos turísticos, destacamos três que você não pode perder:

CIRCUITO DE CERVEJAS ARTESANAIS – JUIZ DE FORA

Essa dica é para quem gosta de Turismo Gastronômico. A cidade possui uma das maiores colônias alemãs do Rio de Janeiro, que deixa marcas da sua cultura com as cervejas artesanais.

casa de santos dumont

Casa de Santos Dumont

MUSEU DE CABANGU – SANTOS DUMONT

A casa onde nasceu Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, funciona hoje como museu. Foi inaugurado em 1973 e possui um grande acervo pessoal e até mesmo peças originais de seus aviões. Está localizada no Vale da Mantiqueira, a cerca de 16 km do centro da cidade de Santos Dumont.

Dica: Em Santos Dumont. não deixe de experimentar o Queijo do Reino, o primeiro queijo cozido do Brasil. Trazido pelos holandeses há mais de 100 anos, recebeu este nome por ser um queijo nobre e para a nobreza

PALÁCIO DE CRISTAL – PETRÓPOLIS

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

Há certa controvérsia sobre o fato de o Palácio de Cristal ter sido um presente à Princesa Isabel ou não. Alguns historiadores concordam com esta tese mais romântica. Já outros dizem que o palácio foi um presente à Sociedade Agrícola de Petrópolis, da qual Princesa Isabel fazia parte.

Controvérsias à parte, a história do Palácio está sim ligada à princesa. Em 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava o fim da escravidão no Brasil, foi realizado um baile no local. No evento, a princesa entregou cartas de alforria aos últimos escravos que viviam na região

Perdeu as matérias anteriores? Você pode conferir o primeiro post da série aqui, e o segundo post aqui.

 

Assine nossa Newsletter!