Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Nova tabela com preços mínimos de frete é publicada

Foi publicada ontem (21), no Diário Oficial da União, nova tabela que estabelece preços mínimos de frete a serem cobrados.

Fizemos, na semana passada, um post explicando o que é a Tabela de Frete da ANTT e como ela funciona. Você pode conferir esse conteúdo clicando aqui.

Esse reajuste vem, de certo modo, como uma surpresa. Isto porque os reajustes são feitos, normalmente, duas vezes ao ano, e tivemos as duas publicações de2021 em Janeiro e Julho. No entanto, de acordo com a legislação, sempre que a oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional for superior a 10%, o órgão precisa publicar nova norma com pisos mínimos, considerando essa variação do combustível. 

Para esta nova resolução, utilizou-se a média de preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: R$ 5,033 por litro, referente à semana de 10/10 a 16/10 de 2021.

Mas não é apenas o valor do Diesel que define a Tabela. Fatores como condições das estradas e custo de manutenção do veículo também são levados em consideração.

A Tabela Frete surgiu em 2018, para atender às reivindicações dos caminhoneiros à época, que estava em greve por melhores condições para o trabalho.

O Rotas Brasil já está atualizado com os novos preços mínimos de frete!

Para estimar sua rota, com valores de pedágio e combustível, além do valor mínimo de frete a ser cobrado, você pode acessar nossa calculadora aqui!

Se quiser conferir, na íntegra, a publicação no Diário Oficial, basta acessar este link.

Assine nossa Newsletter!