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Jet lag: o que é, quais os efeitos no corpo e como diminuí-los

Se você já sofreu com distúrbios do sono, insônia, letargia, sensação de cabeça pesada e dolorida, irritabilidade, confusão, perda de apetite ou distúrbios gastrointestinais durante uma longa viagem, então você com certeza já sofreu com os sintomas do jet lag, mesmo que não esteja familiarizado com o termo.

Por que acontece o jet lag?

Para entender o jet lag e como ele afeta nosso corpo, precisamos primeiramente ter uma noção sobre o ritmo circadiano.

O ritmo circadiano é o termo usado para se referir à variação nas funções biológicas de diversos seres vivos, que se repete regularmente com período de aproximadamente 24 horas. Esse ciclo natural do corpo se baseia nas horas do dia, nas atividades que fazemos e, principalmente, na luz natural (luz do Sol).

jet lag relogio noiteOs cronobiologistas – cientistas que estudam as alterações fisiológicas de acordo com esse ciclo diário – já provaram por meio de diversas experiências que, mesmo tendo os seres humanos a capacidade de se adaptar à mudanças, certas coisas não deveriam ser mudadas, como, por exemplo, dormir enquanto está escuro.

É por causa do ritmo circadiano que, se você ficar isolado em uma sala sem luz natural, por muitos dias, você provavelmente vai continuar a sentir fome no mesmo horário, vai comer no mesmo horário e dormir no mesmo horário. Ele controla o seu corpo e as funções biológicas.

Mas o que isso tem a ver com jet lag?

O Jet Lag é uma condição temporária causada pelo desalinhamento entre o ciclo circadiano do indivíduo e os horários externos, observada em viagens que ultrapassam pelo menos dois fusos horários.

Viajar em direção ao Leste é realmente pior?

Sim! É muito mais saudável adiantar o sono do que adiá-lo. E é isso que acontece ao se viajar para Leste. Neste caso, o viajante estará indo para um lugar onde é mais cedo do que seu horário biológico e, ao tentar ajustar esse horário, o corpo vai ficar mais horas sem o descanso.

Por isso é altamente recomendado ir ajustando o corpo alguns dias antes da viagem, para que, gradativamente, você se acostume ao horário do novo local para onde está indo.

Cuidados durante o voo, como evitar bebidas alcoólicas e manter boa hidratação também são importantíssimos. Procure seguir os horários no local de destino (sono, alimentação). Em viagens para o Leste é aconselhado acordar cedo, evite luz brilhante pela manhã e force exposição à luz no final da tarde.

Para manter a hidratação, além de ingerir líquidos, você pode levar consigo um pouco de óleo de gergelim e aplicar nos canais auditivos e nas narinas, com um cotonete. Assim, evita o ressecamento durante a viagem.

Em viagens para o Oeste não cochile durante o dia e durma antes que anoiteça.

Mais algumas dicas para sua viagem:

relógio dia

  • Mantenha-se ativo durante a viagem, fazendo exercícios, alongando e caminhando quando possível;
  • Chegando no destino, exponha-se à luz do sol, ela mantém o corpo desperto e vai ajudar o organismo se adaptar mais rápido ao novo horário;
  • Se precisar dormir, reduza as distrações desligando os telefones e silenciando os eletrônicos;
  • Coma nos horários apropriados da nova rotina, procurando fazer sua maior refeição quando o sol estiver mais forte (meio-dia).
  • Quanto mais cedo você puder se adaptar ao horário local, mais cedo seu relógio biológico se adaptará ao novo ambiente.

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