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Ginástica laboral: do caminhão ao escritório

ATENÇÃO: Dores recorrentes ou intensas podem ser causadas por diversos fatores além de má postura. Não deixe de consultar um médico regularmente.

Exercícios físicos podem melhorar a saúde e o desempenho no trabalho

Uma das principais queixas de motoristas ou pessoas que passam muitas horas com o corpo tenso e na mesma posição é a dor das costas e/ou no pescoço. Esta dor muitas vezes pode estar ligada com o tensionamento dos músculos ao dirigir ou permanecer em estado de alerta enquanto viaja. Por isso é recomendado que se faça pausas para alongamento e descanso periodicamente. A Lei do Descanso do Caminhoneiro (Lei nº 12,619/12) prevê que a cada quatro horas de jornada, o motorista deve fazer uma pausa de 30 minutos.

É claro que apenas fazer alongamentos rápidos não é o suficiente para evitar problemas de saúde, manter uma rotina regular de sono, alimentar-se bem e beber bastante água são requisitos primordiais que, aliados ao exercício físico, combatem a maioria dos sintomas percebidos no nosso corpo.

Para que um alongamento seja feito corretamente, lembre-se: respire profundamente, inspirando e expirando lentamente, e execute os movimentos com calma, para não se lesionar.

Estes exercícios podem ser feitos tanto por quem trabalha sentado em frente ao computador como por aqueles que trabalham dirigindo.

Sugerimos a seguir uma breve rotina de alongamentos, experimente!

alongamentos

  • Rotacione lentamente a cabeça no sentido horário e em seguida no sentido anti-horário. Após algumas repetições, segure-a de um lado, conte até dez e inverta a posição;
  • Erga os braços, puxando uma corda invisível, e alongue sua coluna o máximo que puder. Em seguida, com a mão direita pegue o cotovelo esquerdo e estique o braço , alongando os ombros, repita do outro lado. Alongue também com os braços atrás da cabeça
  • Tente tocar as pontas dos pés sem dobrar os joelhos, mas cuidado para não forçá-los para trás. Execute o movimento com cuidadopara não perder o equilibrio. Em seguida, dobrando um dos joelhos, alongue sua coxa segurando pelo calcanhar. Repita no outro lado.
  • Para finalizar, mãos e punhos! Parte indispensável para o trabalho, não é mesmo? Com as mãos fechadas, gire os punhos para fora e para dentro algumas vezes. Depois, com a mão esquerda aberta e os dedos unidos, pegue todos os eus dedos com a palma direita (não esqueça do dedão) e empurre para você. faça o mesmo com a palma virada para baixo e para dentro, e repita no outro lado.

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