Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Filtro de ar, óleo e combustível: você sabe quando trocar?

Como o próprio nome diz, o filtro tem como função eliminar a sujeira que entra nos sistemas do carro.

Os principais são de ar, combustível e de óleo que devem ser trocados periodicamente.

O filtro de ar tem como função a retenção de partículas que estão suspensas no ar, para que estas não danifiquem as câmaras internas do motor.  A periodicidade vai levar em consideração onde o veículo costuma rodar. Por exemplo, um veículo que roda em estrada de terra vai precisar fazer a troca bem antes do que um veículo que rode apenas em rodovia.

Mesmo não sendo possível determinar um tempo exato, alguns indícios nos avisam que está na hora da troca: quando o veículo começa a ter um consumo excessivo de combustível e também quando esse veículo acaba perdendo um pouco da potência.

O filtro retém a sujeira. Se trocar o óleo e não trocar o filtro, o óleo terá sua vida útil diminuída.

A função do filtro de óleo, assim como a do filtro de ar, é de reter partículas. Além de reter as partículas geradas pelo motor, as partículas de desgaste do próprio motor, protegendo assim a parte interna. O prazo para a troca de óleo é mais fácil de estimar, pois pode ser contabilizado levando em consideração a quilometragem rodada e o tipo de óleo utilizado. O ideal é: sempre que trocar o óleo, troque o filtro, assim você evita que o óleo velho contamine o seu óleo novo, diminuindo a vida útil, tanto do óleo como do filtro.

Já o filtro de combustível vai reter as partículas e impurezas que podem ser encontradas no álcool, gasolina ou diesel. Normalmente, o fabricante do veículo indica uma quilometragem onde é necessário fazer a troca, mas do mesmo modo que acontece com o filtro de ar, a perda de potência pode indicar que está na hora da troca.

Uma dica: quando comprar um veículo usado, faça uma revisão completa e verifique a necessidade de trocar o óleo, o filtro de ar e o filtro de combustível. Assim, você pode rodar despreocupado, sem medo de ficar parado na estrada. 

Assine nossa Newsletter!