Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Dirigir com chuva: dicas e cuidados

Depois de muitos meses de estiagem no Brasil, a chuva veio.

Nos meses de Dezembro e Janeiro, todas as regiões do país sofreram, em maior ou menor grau, com as chuvas intensas. Em São Paulo (SP), por exemplo, choveu todos os dias no ano de 2022.

Como consequência, enchentes, deslizamentos, inundações e rompimentos de barragens. Além dos estragos nas cidades,  as chuvas também causam grandes transtornos nas estradas.

Apesar de a maioria das concessionárias intensificarem os trabalhos de limpeza e manutenção do sistema de drenagem, é preciso tomar cuidado, principalmente em rodovias sem concessão, como é o caso do Paraná, que encerrouos contratos com as empresas responsáveis pelo Anel da Integração em Novembro/2021. As calhas e os bueiros ao longo dos segmentos ampliam o escoamento da água e evitam empoçamentos, mas com chuvas intensas, pode não ser o suficiente. Por isso:

Cuidado com espelhos d’água!

Ela acontece quando uma camada de água se forma entre os pneus e o solo, dando a impressão de que o veículo está flutuando por alguns instantes.

Se isso acontecer, o correto é manter o volante em linha reta e tirar o pé do acelerador. Desse jeito, será possível retomar o controle de maneira estável quando a aquaplanagem terminar. Lembre-se de nunca acionar os freios, pois isso pode travar as rodas e até mesmo fazer o veículo capotar no momento em que o contato com o solo for restabelecido.

Utilize faróis baixos quando estiver dirigindo na chuva

Em dias de chuva, os faróis ligados melhoram a visualização dos outros veículos, sobretudo se houver neblina. Não é indicado o uso do farol alto, pois ele reflete diretamente nas gotas de chuva, atrapalhando não só a sua visão, mas também a dos outros motoristas.

Mantenha uma distância segura e não freie bruscamente

. A distância do veículo à frente, nesta condição, é de no mínimo 10 metros.

Pare apenas em lugares seguros

Se estiver na estrada, procure por postos de serviço ou estacionamentos de comércios que costumam existir às margens das rodovias. Nunca pare no acostamento, pois, devido à baixa visibilidade, você pode ser atingido por outro veículo em movimento.

Evite o embaçamento dos vidros

Se os vidros começarem a embaçar, ligue o ar-condicionado ou passe uma flanela seca na parte interna dos vidros. Também não se esqueça de verificar a qualidade dos limpadores do para-brisas, pois se estiverem muito danificados, a visão pode ficar completamente comprometida nos dias chuvosos. Lembre-se sempre de testá-los.

Veja algumas notícias relacionadas:

Capitólio (MG): erosão e infiltração podem ter causado queda
Chuva na Bahia: 166 municípios em situação de emergência
Goiás: Nordeste do estado sofre com interdições de estradas
Tocantins: cheia de rios ameaça moradores
Curitiba: chuva forte alaga ruas e causa prejuízos

Assine nossa Newsletter!