Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Como viajar de ônibus pagando apenas as taxas de embarque

A Identidade Jovem é um documento gratuito de emissão virtual que possibilita ao jovem de baixa renda o acesso a diversos benefícios, como desconto de 50% em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional; e isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

Quem pode utilizar este serviço?
Jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos.

Para que o jovem de baixa renda possa ser beneficiário do Programa, é necessário atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

  • Idade entre 15 e 29 anos;
  • Renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.

OBS: Não é necessário estar estudando.

Cadastrar-se

O jovem deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para se cadastrar no Programa Identidade Jovem (ID Jovem) ou atualizar os seus dados.

O Cras poderá solicitar comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais. Para saber a relação de todos os documentos necessários, entre em contato com o Cras de referência da sua localidade.

Uma vez cadastrado no Programa, é possível obter a carteirinha ID Jovem acessando o endereço idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem.

Outra possibilidade é utilizar o aplicativo ID Jovem, disponível para todo os dispositivos móveis

Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Caso o site apresente indisponibilidade, o jovem poderá gerar a carteira por meio do aplicativo ID Jovem, disponível para celulares.

Caso necessário, você pode entrar em contato com o Fale Conosco do ID Jovem pelo site ou pelo aplicativo ou encaminhe demanda para o e-mail atendimento.idjovem@mdh.gov.br.

A validade do documento é de 180 dias. Após isso, é necessário refazer o processo para a renovação do benefício.

Com informações da Agência Brasil

Assine nossa Newsletter!