Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Como tirar a PID – Permissão Internacional para Dirigir

Se você vai para o exterior e pretende alugar um automóvel, a sua CNH é valida na maioria dos países da América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa ocidental, mas sempre aparece alguém sugerindo você tem que sua permissão internacional de dirigir, a PID.

Mas, as vezes, por não saber como fazer a solicitação, alguns motoristas acabam recorrendo a despachantes Centros de Formação de Condutores, que fazem esse serviço, mas com um custo extra.

Por isso, é importante esclarecer que a PID pode ser obtida diretamente em qualquer unidade do Detran, e pela internet, sendo necessário apenas o pagamento da taxa via boleto.

Como ela funciona como cópia traduzida da sua carteira nacional de habilitação, a apresentação do documento original é imprescindível.

Os processos podem mudar levemente de acordo com cada estado. No Paraná, você encontra no site do DETRAN os seguintes passos:

Para solicitar pela internet:

  1. Solicite a emissão da PID
  2. Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados

No aplicativo do Detran-PR:

  1. Baixe o aplicativo Detran/PR, disponível para Android ou iOS
  2. Solicite a emissão da PID
  3. Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados

Nas autoescolas (CFCs) e nas unidades de atendimento do Detran-PR:

  1. Encontre uma autoescola ou uma unidade de atendimento perto de você.
  2. Agende um horário para atendimento
  3. Apresente documento oficial com foto e CPF
  4. Solicite a emissão da PID
  5. Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados 

A Permissão Internacional para Dirigir tem validade máxima de 3 anos, porém, se a sua CNH vencer antes deste período, a PID vencerá junto.

Será que ela é mesmo necessária?

A PID raramente é solicitado ao motorista, mas não vale a pena arriscar sua viagem por tão pouco, certo? No caso de um acidente com automóvel, por exemplo, ela vai evitar que a sua carteira tenha que ser traduzida lá no país em que você se encontra, economizando tempo e dinheiro.

Assine nossa Newsletter!