Se você vai para o exterior e pretende alugar um automóvel, a sua CNH é valida na maioria dos países da América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa ocidental, mas sempre aparece alguém sugerindo você tem que sua permissão internacional de dirigir, a PID.
Mas, as vezes, por não saber como fazer a solicitação, alguns motoristas acabam recorrendo a despachantes Centros de Formação de Condutores, que fazem esse serviço, mas com um custo extra.
Por isso, é importante esclarecer que a PID pode ser obtida diretamente em qualquer unidade do Detran, e pela internet, sendo necessário apenas o pagamento da taxa via boleto.
Como ela funciona como cópia traduzida da sua carteira nacional de habilitação, a apresentação do documento original é imprescindível.
Os processos podem mudar levemente de acordo com cada estado. No Paraná, você encontra no site do DETRAN os seguintes passos:
Para solicitar pela internet:
- Solicite a emissão da PID
- Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados
No aplicativo do Detran-PR:
- Baixe o aplicativo Detran/PR, disponível para Android ou iOS
- Solicite a emissão da PID
- Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados
Nas autoescolas (CFCs) e nas unidades de atendimento do Detran-PR:
- Encontre uma autoescola ou uma unidade de atendimento perto de você.
- Agende um horário para atendimento
- Apresente documento oficial com foto e CPF
- Solicite a emissão da PID
- Pague a taxa em qualquer agência dos bancos credenciados
A Permissão Internacional para Dirigir tem validade máxima de 3 anos, porém, se a sua CNH vencer antes deste período, a PID vencerá junto.
Será que ela é mesmo necessária?
A PID raramente é solicitado ao motorista, mas não vale a pena arriscar sua viagem por tão pouco, certo? No caso de um acidente com automóvel, por exemplo, ela vai evitar que a sua carteira tenha que ser traduzida lá no país em que você se encontra, economizando tempo e dinheiro.