Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Como renovar uma CNH de outro estado?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, no artigo 241, que deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor é infração leve, passível de multa.

Quando devo renovar a CNH?

A renovação pode ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento da habilitação, e o motorista pode dirigir com o documento vencido por até 30 dias.

Alguns estados possuem decretos em vigor que alteram a data de renovação da CNH por conta da pandemia de Covid-19, como é o caso da resolução 894/2021 de 13/12/2021, em SP.

Como renovar a CNH se você mudou de estado:

O processo exato varia de acordo com a Unidade Federativa onde você se encontra, mas a regra é: para renovar uma CNH de outro Estado, é preciso, primeiro, fazer a transferência da habilitação para seu endereço atual.

Como exemplo, se você quer transferir sua CNH de são Paulo para o Paraná:

Primeiro passo é agendar uma data e horário para seu atendimento presencial. Isto pode ser feito pelo site do Detran-PR. 

No dia e hora do atendimento, você precisa apresentar um comprovante de endereço de sua nova localidade, bem como de um documento oficial com foto.

As taxas pela transferência também variam de acordo com cada Estado.

Atenção: Este procedimento é valido apenas para que está com sua Carteira Nacional de Habilitação em situação REGULAR. Caso você esteja com sua CNH suspensa ou cassada, primeiro deve regularizar a situação.

Para renovar a CNH:

A renovação da CNH deve ser solicitada pessoalmente ou pela internet no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) no qual o documento está registrado.

**Você pode informar que deseja renovar no momento do atendimento da transferência de UF, para não pagar duas vezes a taxa de emissão de segunda via.**

Assine nossa Newsletter!