Pedágio

Caminhoneiro

Viagem

Notícias

Acendeu uma luz no painel do meu carro, e agora?

Se você quer saber qual o significado daquela luzinha que acendeu no seu painel, esse post é pra você!

Vamos do início: primeiro você precisa identificar a cor da luz que acendeu. Cada uma possui um significado diferente, veja:

VERMELHO: Se uma luz vermelha acender no seu painel PARE IMEDIATAMENTE. Algo está acontecendo que demanda sua atenção imediata.

AMARELO: Se a luz for amarela (ou laranja), significa que o que quer que esteja ocorrendo não é tão grave, mas precisa de atenção. Você ainda pode rodar alguns quilômetros ou horas, 

VERDE OU AZUL: indica apenas que certo equipamento está em funcionamento no carro, como por exemplo, a luz alta. Não é necessário se preocupar com elas.

ATENÇÃO: Todas as luzes do painel devem se acender ao virar a chave na ignição. Isso serve para mostrar ao motorista que elas estão funcionando corretamente.

bomba combustível

ABASTECIMENTO

A luz de abastecimento se acende para indicar que o combustível está acabando. Pode também significar que é hora que abastecer o reservatório de partida a frio.

FREIO ABSFREIO ABS

Quando esta luz se acende, significa que o sistema de frios ABS não está em funcionamento no veículo. Mas não se desespere! Você pode perceber que ela é amarela, porque o fato de o ABS estar desativado não faz com que você perca totalmente o sistema de frenagem do seu carro. No entanto, assim que puder, visite o mecânico, pois o sistema ABS aumenta a segurança e evita derrapagens.

freioFREIOS

Com essa luz, sim, você deve se preocupar! Veja que é bem parecida com a luz do ABS, mas se refere ao sistema de frenagem num todo Pode também se apresentar no formato de texto BRAKE, e pode indicar as seguintes hipóteses:

  • O freio de mão está acionado
  • Se a luz for AMARELA, e o freio de mão não está ativado, indica que o sistema de frenagem está com mau funcionamento ou desgaste. Faça uma revisão assim que possível
  • Se a luz for VERMELHA com o freio desativado, pare imediatamente (com cuidado) ou evite sair de casa dirigindo, pois os freios do seu veículo estão com problema. 

sistema eletronico de estabilidadeCONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE – ESC

O Controle Eletrônico de Estabilidade é um sistema que causa a desaceleração do veículo gradativamente enquanto apenas uma única roda é freada. Ele serve para evitar derrapagens, como quando se entra em alta velocidade em uma curva.

Para entender esta luz, você precisa analisar qual é o tipo de veículo que está dirigindo.

Se no seu veículo é possível ligar e desligar o controle eletrônico de estabilidade, a luz provavelmente vai indicar quando o sistema está ligado. Já nos casos em que não é possível desativar este sistema, a luz se acende quando ele é ativado automaticamente e se não se apagar, indicará defeito.

injeçãoINJEÇÃO ELETRÔNICA

A Luz se acende toda vez que você dá a partida no carro, e deve se apagar logo em seguida. Se ela continuar acesa, indica defeito do motor. E se ela não acender no momento da partida, está queimada.

Se esta luz acender após o abastecimento, indica que o combustível é adulterado. Leve seu carro a uma oficina assim que puder.

TEMPERATURA DO MOTOR

Quando a luz se acende, significa que o líquido de refrigeração do motor está superaquecido e pode ferver. Pare o carro até que ele resfrie e a luz se apague. Mesmo quando apagar, visite a oficina.

óleoÓLEO

PARE IMEDIATAMENTE! Se essa luz se acendeu, o motor do seu veículo pode fundir. Isso porque o sistema de lubrificação do motor está falhando, e se o motor funcionar sem lubrificação, você terá grandes problemas.

pneusPRESSÃO DOS PNEUS

É hora de calibrar! (Se não for o caso, pode ser defeito nos sensores do sistema)

OUTRAS LUZES DE SINALIZAÇÃO

Luzes indicativas de Luz de posição; Farol alto; Farol de neblina; Pisca alerta e Desembaçador existem para indicar que o sistema está ativo. não é necessária nenhuma providência.

Gostou da matéria? Quer ver alguma coisa por aqui? Escreva pra gente! blog@rotasbrasil.com.br 🙂

Assine nossa Newsletter!